Wallpaper animado no Linux com Komorebi (crie seus temas)


Papel de parede quase vivo!


   Há algum tempo atrás dei uma dica de como adicionar um vídeo como papel de parede, mas digamos que existia uma alternativa melhor, só que na época era necessário "uma pequena gambiarra" para seu funcionamento normal (pois um biblioteca da aplicação ainda não tinha acompanhado a dos principais  sistemas) Era algo simples de se fazer, mas "não tão comoda"... Então decidi esperar os desenvolvedores atualizarem e corrigir tal questão.

   Na realidade esta dica estava guardada faz tempo, e tinha até me esquecido dela (risos) Mas resolvi efetuar novos testes e passa-la para vocês... Sempre tento testar ao máximo (seja em VM ou num computador físico, até mesmo ambos) para entregar um conteúdo de ótima qualidade, isso demanda tempo e dedicação.

   A aplicação em questão se chama Komorebi, e é relativamente famosa, com ela você poderá tornar seu desktop mais vivo e atraente. Existem várias possibilidades, desde adicionar um vídeo ao fundo, como uma imagem estática com um "relógio + data" animados... Então aprenda como instalar, baixar temas e criar seus próprios wallpapers animados.












COMPLEMENTO AO VÍDEO









*Se ocorrer um erro no wallpaper e você não conseguir troca-lo, e mesmo depois de executar o script para corrigir, e o erro persistir, tente o seguinte comando:

gsettings set org.gnome.desktop.background picture-uri /caminho/do-seu/wallpaper








CRIANDO SEUS TEMAS




VOCÊ PODE UTILIZAR O KOMOREBI WALLPAPER CREATOR
PARA EFETUAR O MESMO PROCESSO DE CRIAÇÃO, MAS DE MANEIRA GRÁFICA, DEPOIS ADICIONAR O TEMA AO DIRETÓRIO DO KOMOREBI.

1º Abra seu gerenciador de arquivos como root (super úsuario)



2º Depois de ter modificado o "Tema Exemplo", copie o diretório do seu tema para o caminho abaixo:

*Local dos  temas
/System/Resources/Komorebi/

*Exemplo de como vai ficar
/System/Resources/Komorebi/a_pasta_do_seu_tema


OBSERVAÇÕES:

"Permita execução de arquivos" (como na imagem01.png) aos seus 3 arquivos do tema (config, video.mp4, wallpaper.jpg)... Não testei imagens em PNG,  nem vídeos que não fossem em mp4, fica ao seu cargo.

Use vídeos sem áudio, pois o som sempre ficará reproduzindo ao fundo.

Cada interface gráfica terá uma forma diferênciada de executar o gerenciador de arquivos como root. No Gnome é nescessário abrir o Nautilus via terminal conforme o vídeo,  no Cinnamon e DDE basta clicar com o botão direito e "abrir como root", etc.

Se for utilizar um tema na qual o relógio com a data são vísiveis no Desktop, a devida fonte terá deverá ser instalada no sistema. (caso seja uma nova).

*Local das fontes
/usr/share/fonts/

*Exemplo de como vai ficar
/usr/share/fonts/sua_fonte






Está esperando o quê? Acesse o canal oficial do Telegram e se inscreva, assim você nunca perderá um vídeo do canal. Clique aqui e inscreva-se!

Gosta de Spoilers? Bastidores e novidades em primeira mão em meu Instagram. 

Clique aqui e inscreva-se!



Comentários