O que é hardware software e driver?

OSistemático-OSR-tecnologia-iniciante-aprender-informática-podcast-TI-duvidas-ubuntu-guia-novo-computador-conceitos-linux-estudos informática-hardware-software-driver


[#OSR 02] O que é hardware, software e driver?


Toda vez que ouço essa pergunta, uma analogia vem a mente: software é o que você xinga quando trava, e hardware o que bate. Resumidamente, software é a parte lógica, imaterial um programa de computador na qual interagimos através do hardware. Este, sendo a parte física o que permite a nossa interação com o software.

Ao utilizarmos um computador, interagimos com o sistema operacional. Pode ser o Windows, Mac ou uma distribuição Linux. E até o momento, não é possível pensarmos, e uma determinada ação ser executada, ao menos sem o uso de um hardware. Seja pelo teclado, mouse, tela sensível ao toque ou quem sabe por comando de voz. O uso de um componente físico é necessário.

Quanto aos drivers, eles são softwares desenvolvidos para o funcionamento de um determinado hardware. Por exemplo, um mouse só funciona porque um programa desenvolvido para seu funcionamento, seu driver, interage com o hardware instruindo conforme o pedido do sistema operacional ou vice-versa. Se você mover o ponteiro para esquerda no mouse, o driver passará a informação que houve tal ação.

No Linux a maioria dos drivers já estão embutidos. Basicamente existem duas categorias: os drivers genéricos, que funcionam em muitos equipamentos, e hardwares que necessitam de um driver específico. Comumente é só plugar um mouse ou teclado em seu computador que ele é reconhecido, pois a maioria destes periféricos utilizam ou funcionam com drivers genéricos. Em alguns casos, é obrigatório a instalação de um determinado driver, para utilização de recursos extras.

Caso queira ver a sua pergunta no OSistemático Responde, use a #OSR. Compartilhe esse material em suas redes sociais, marque aquele seu amigo, e acompanhe nosso conteúdo, SISTEMATICAMENTE. Até mais.



🍀 Não deixe o projeto acabar ( Apoia-se)
  
🗞️ Inscreva-se em nosso Telegram (feed +)

📸 Me siga no Instagram (news, bastidores +)

🐦 Me siga no Twitter (news +).

Comentários